Listamos aqui 6 principais particularidades dos oncológicos a ser consideradas no choque:
1- Os oncológicos (principalmente neoplasias hematológicas) são expostos a uso crônico de corticóide. Esta medicação é utilizada no tratamento de várias leucemias e linfomas em doses altas e em período prolongado, o que aumenta o risco de uma insuficiência adrenal em um contexto de choque. Logo, está indicada a hidrocortisona (100mg/m2) em dose de ataque no momento da indicação da droga vasoativa.
2- Estes pacientes em geral passam por períodos longos de neutropenia. Com isso, é importante pensar em esquemas de antibiótico mais amplos em pacientes instáveis.
3- É muito comum que estes pacientes façam uso de catéter de longa permanência. Isto aumenta a preocupação com infecções por bactérias gram-positivas, portanto a cobertura antimicrobiana deve considerar esta característica.
4- Pacientes oncológicos tem mais risco de infecção fúngica por vários motivos: neutropenia prolongada, uso de nutrição parenteral, múltiplos dispositivos, doença enxerto contra hospedeiro, etc. No caso de choque é importante pensar em cobertura antifúngica ampla.
5- Nestes pacientes há maior possibilidade de componente cardiogênico por conta de uso prévio de quimioterapia cardiotóxica (antraciclinas). Logo, cuidado com o manejo de volume e da droga vasoativa.
6- Em casos de hiperleucocitose há maior resistência ao fluxo sanguíneo, perpetuando a hipóxia tecidual e piorando o choque. Importante conhecer a influência deste fator e envolver a equipe da oncologia sobre a melhor forma de melhorar tal condição.
💪🏻 Quer saber mais sobre temas de Terapia Intensiva Pediátrica e Urgência e Emergência e se preparar para o título? Vem com a gente!
Curso Preparatório para a Prova de Título de Terapia Intensiva Pediátrica (TETIP) Wavesmed
📚Para saber mais:
Lehrnbecher T, Robinson P et al. Guideline for the Management of Fever and Neutropenia in Children with Cancer and Hematopoietic Stem-Cell Transplantation Recipients: 2017 Update. J Clin Oncol. 2017.
#uti #utipediatrica #UTIP #PICU #TETIP #pediatria #emergencia #medicina #prontosocorro #wavesmed #medicinaintensiva #intensivismopediatrico #oncologia #hematologia #leucemia #choque #corticoide #infeccao