A miocardite é definida como uma doença inflamatória do músculo cardíaco com uma apresentação clínica bem variável. Muitos dos pacientes têm recuperação espontânea, mas alguns mantém lesão miocárdica irreversível.
📍 Principais causas: infecções virais são as mais prevalentes, houve uma mudança de no perfil de enterivírus e adenovírus para o parvovírus B19 e herpervirus humano 6. Outras causas: infecções bacterianas, doenças autoimunes e reações de hipersensibilidade.
📍 Quadro Clínico: alguns pacientes têm sintomas virais (respiratórios ou gastrointestinais) que precedem os cardíacos. A apresentação ocorre como: morte súbita; arritmias com sintomas de palpitação e síncope; insuficiência cardíaca com fenótipo de miocardiopatia dilatada, sendo a apresentação clássica.
‼️‼️ A miocartite deve ser sempre considerada em casos de bloqueio atrioventricular total adquirido!!
📍 A solicitação da Ressonância Nuclear Magnética (RNM) ou biópsia cardíaca dependerá da disponibilidade de cada serviço. Atualmente a RNM é considerada o exame não invasivo padrão ouro para diagnóstico de miocardite e pode avaliar sinais de injúria tecidual (edema, hiperemia e fibrose). A biópsia continua sendo o padrão ouro para diagnóstico, mas deve-se considerar os riscos da sedação (principalmente em pacientes com disfunção ventricular importante) e do procedimento, como sangramento, arritmia, lesão da valva tricúspide e perfuração ventricular.
🤓 Para aprofundar o assunto:
- Law YM, et al. Diagnosis and Management of Myocarditis in Children A Scientific Statement From the American Heart Association. Circulation. 2021.
- Dasgupta S, et al. Myocarditis in the pediatric population: A review. Congenital Heart Disease. 2019.
😍Gostou do post? Salve para encontrar mais fácil e compartilhe com seus amigos
Curso preparatório para a prova de Título de Cardiologia pediátrica Wavesmed
Curso preparatório para a prova de Título de Terapia intensiva pediátrica (TETIP) Wavesmed
#wavesmed #cardiologia #cardiology #cardiologiapediatrica #congenitalheartdefect #cardiopatiacongenita