A taquicardia é um sinal frequentemente encontrado em pacientes em situação de urgência/emergência.
A classificação correta da taquicardia pelo ECG é essencial para que o caso seja conduzido corretamente.
🫀No nosso caso temos um lactente com uma taquicardia supraventricular estável. Muitas vezes o mecanismo exato desta taquicardia é desconhecido, e o tratamento dependerá muito mais da avaliação da estabilidade hemodinâmica do paciente.
👶🏻 Nestes casos é indicada a realização da manobra vagal, que no caso de lactentes é feita a partir da aplicação de uma bolsa de gelo sobre a face do paciente por cerca de 20 segundos, com o cuidado de não obstruir as vias aéreas.
💉Caso a manobra vagal não seja suficiente, está indicada a realização de adenosina por acesso venoso ou intra-ósseo. A primeira dose é de 0,1 mg/kg (máximo 6 mg), devendo idealmente ser administrada em uma veia mais próxima possível da circulação central, seguida de um bôlus de 5 ml de soro fisiológico. Se não houver resposta em cerca de 2 minutos pode-se repetir a medicação, mas com o dobro da dose (0,2 mg/kg, máximo de 12 mg).
💪🏻 Quer saber mais sobre temas de Terapia Intensiva Pediátrica e Urgência e Emergência e se preparar para o título? Vem com a gente!
Curso preparatório para a prova de título de terapia intensiva pediátrica
Curso preparatório para a prova de Título de Cardiologia pediátrica
📚Para saber mais:
Campbell M, Buitrago SR. Ice water immersion, other vagal maneuvers or adenosine for SVTVin children? Emerg Med J. 2017;34(1):58.
#uti #utipediatrica #UTIP #PICU #TETIP #pediatria #emergencia #medicina #prontosocorro #wavesmed #medicinaintensiva #intensivismopediatrico #PALS #AHA #taquicardia
#manobravagal #adenosina