A intoxicação por carbamatos ou organofosforados está entre as mais comuns da pediatria. A forma mais comum de intoxicação por estes agentes é através da ingestão acidental de aldicarbe, utilizado como raticida e conhecido popularmente por “chumbinho”.
🩺 A condução de qualquer intoxicação deve sempre começar com a estabilização do paciente. Neste caso, é importante realizar a reposição volêmica, a oferta de oxigênio e considerar a intubação se houver rebaixamento de nível de consciência.
📚O próximo passo é sempre identificar a toxíndrome a partir dos sinais e sintomas. Neste caso temos um quadro de síndrome colinérgica, que inicia com quadro de aumento de secreções (lacrimejamento, sudorese, broncorreia), além de sintomas gastrointestinais (vômitos e diarreia), miose, bradicardia, bradipneia e sintomas neurológicos (fraqueza muscular, fasciculações). A atropina é o antídoto de escolha nestes casos.
❗️A lavagem gástrica não é utilizada de rotina nesta situação já que há risco de broncoaspiração por conta do rebaixamento de nível de consciência e do aumento das secreções. Considerar a lavagem apenas se ingestão muito recente e paciente já intubado. O carvão ativado também pode ser utilizado, mas também num contexto de ingestão recente (menos de 1 hora).
💪🏻 Quer saber mais sobre temas de Terapia Intensiva Pediátrica e se preparar para o título? Vem com a gente!
Conheça:
Curso preparatório para a prova de Título de Terapia Intensiva Pediátrica
Curso preparatório para a prova de Título de Terapia Intensiva Adulto
#uti #utiped #utipediatrica #utip #picu #TETIP #pediatria #emergencia #medicina #medicinaintensiva #wavesmed
#intoxicação #carbamato
#atropina #antídoto #veneno
#sindromecolinergica #ensino
📚 Para saber mais:
📌 King AM, Aaron CK. Organophosphate and carbamate poisoning. Emerg Med Clin North Am. 2015 Feb;33(1):133-51
👀 Curiosidade: o caso do nosso paciente é real e aconteceu em 2017 em Minas Gerais.
📌 https://veja.abril.com.br/brasil/criancas-sao-internadas-apos-comerem-balas-com-chumbinho-em-mg/