Skip accessibility options
Mensagens do blog por Sheyla Pereira
🦶 Você já ouviu falar que as palmilhas corrigem o pé chato? Pois é, essa ideia está um pouco equivocada! Se você está em busca de respostas sobre o tratamento para o pé chato dos pequenos, chegou no lugar certo!
Muitas famílias chegam ao ortopedista pediátrico com essa preocupação, esperando que a solução seja uma simples palmilha, mas o quadro é bem mais complexo. 💡
🔹 Palmilhas podem ser indicadas em casos específicos, como em doenças que causam dor no pé, como osteocondrites ou barras ósseas. No entanto, para o famoso pé chato, a principal recomendação é acompanhar a evolução do pé com o crescimento da criança.
⚖️ As crianças não nascem com o arco plantar formado (aquela curvinha no pé), e ele começa a se desenvolver a partir dos 2 anos de idade, com a formação completa acontecendo por volta dos 7 anos.
👣 Se o pé chato não causar dor, deformidade ou outros problemas, não há motivo para preocupação. A evolução é natural! No caso de dor ou outras complicações, aí sim, o tratamento pode ser necessário.
🔸 Palmilhas também podem ser úteis quando há diferenças de comprimento nas pernas de crianças pequenas, mas isso é algo a ser acompanhado de perto com um ortopedista pediátrico.

Scroll to top