Skip accessibility options
Mensagens do blog por Sheyla Pereira
🥵 A febre maculosa (em inglês Rocky Mountain spotted fever) volta e meia torna-se assunto a ser revisado.
Vamos discutir um pouco sobre esta doença em crianças?
🦠 O agente etiológico da febre maculosa é a Rickettsia rickettsii, uma bactéria gram-negativa com tropismo para células do endotélio vascular. Logo, uma infecção por este agente gera lesão vascular direta, com aumento da permeabilidade capilar por liberação de prostaglandinas. A resposta do hospedeiro varia, podendo haver inclusive quadros mais graves como pneumonite, miocardite e encefalite.
🪲A transmissão da doença é normalmente a partir da mordida do carrapato-estrela. Cerca de 1/3 dos pacientes não referem mordida na história, uma vez que é indolor na maior parte dos casos. Depois de 6 a 10 horas que o carrapato se adere à pele ocorre a liberação das bactérias da saliva do vetor, gerando a contaminação. Os primeiros sintomas surgem de 2 a 14 dias após: febre, cefaleia, náuseas e dor abdominal; o rash clássico aparece do terceiro ao quinto dia de sintomas.
💉O tratamento deve se basear na retirada adequada do carrapato e principalmente na antibioticoterapia com doxiciclina. O antibiótico deve ser iniciado o quanto antes na suspeita do diagnóstico, na dose de 2,2mg/kg/dose de 12/12 horas, por 5 a 7 dias.
Gostou de saber mais sobre Febre Maculosa?







Scroll to top