Skip accessibility options
Mensagens do blog por Sheyla Pereira
Ecocardiograma
📌 A estenose aórtica degenerativa/senil é a terceira doença cardiovascular mais prevalente no mundo. Assim, o ecocardiografista tem que dominar a avaliação desta valvopatia.
📌 Entretanto, nos deparamos com algumas dificuldades técnicas na aquisição e na interpretação dos dados, sobretudo no que diz respeito à medida do diâmetro da via de saída do ventrículo. Nós consideramos nos cálculos da área valvar que essa é uma região circular, sendo que na maioria das vezes é elíptica. Este é um grande problema, uma vez que medimos no eco o diâmetro anteroposterior, que habitualmente é o menor, gerando subestimativa da área valvar e consequentemente superestimamos a gravidade da estenose aórtica.
📌 Sempre que houver discrepância entre os gradientes e a área valvar, precisamos rever todas as medidas e uma dica é calcular o diâmetro ESTIMADO da via de saída. Se o valor encontrado for 2 mm maior ou menor do que o calculado, provavelmente há erro na medida.
📚Leia mais em:
Hahn RT, Pibarot P. Accurate Measurement of Left Ventricular Outflow Tract Diameter: Comment on the Updated Recommendations for the Echocardiographic Assessment of Aortic Valve Stenosis. J Am Soc Echocardiogr. 2017 Oct;30(10):1038-1041. DOI: 10.1016/j.echo.2017.06.002. Epub 2017 Jul 29. PMID: 28764864.
❤️ Curtiu?
💭 Comente
📚 Compartilhe
📩 Salve para rever depois
🫀 Post por @lejoslin
#wavesmed #cardiologia #ecocardiograma #echocardiography #imagemcardiovascular #estenoseaortica #aorticstenosis #echofirst
Scroll to top