Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Ir para o conteúdo principal Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Text size
Line height
Text spacing

Mensagens do blog por Sheyla Pereira

CONVULSÃO FEBRIL
CONVULSÃO FEBRIL

A convulsão febril é a desordem neurológica mais frequente da infância, acometendo cerca de 3% de todas as crianças com idade menor que 5 anos. Abaixo desta idade há uma vulnerabilidade do sistema nervoso central (que está em desenvolvimento) à febre, o que, em combinação com uma suscetibilidade genética, resulta num maior número de crises.


✅ Os critérios para caracterizar uma convulsão como febril são: presença de febre, idade menor que 5 anos, ausência de sinais de infecção de sistema nervoso central, ausência de alterações metabólicas que justifiquem convulsão (como hipoglicemia) e ausência de crises afebris prévias. Uma vez confirmada a convulsão febril, ela pode ser classificada em simples ou complexa.


👍🏾 A convulsão febril simples ocorre em 80% dos casos. É uma crise que dura menos de 15 minutos, é generalizada (maior parte tônico-clônica) e ocorre apenas uma vez em 24 horas. Músculos faciais normalmente estão envolvidos e o período pós-ictal é rápido. Nestes casos o prognóstico é benigno e não há necessidade de exames complementares caso o motivo da febre esteja evidente. Não há necessidade de avaliação do neurologista.


👎🏾 Quando a crise dura mais de 15 minutos, ou é focal ou ocorre mais de uma vez em 24 horas, devemos classificá-la como complexa. Nestes casos o prognóstico é benigno na maioria das vezes, mas há maior associação com crises febris e afebris na infância. É necessário avaliar possíveis diagnósticos diferenciais com coleta de exames complementares a depender de cada caso (líquor, exame de imagem de SNC, EEG, eletrólitos, etc.)



Gostou de saber mais sobre CONVULSÃO FEBRIL?
Então, aproveite para conferir mais conteúdos como este no nosso Blog.
Aqui, você encontra conteúdo de qualidade completamente gratuitos.
Se quiser acumular mais conhecimento ainda sobre a área, o Curso preparatório para a prova de Título de Pediatria (TEP) Wavesmed, pode ser uma boa opção.
Não perca tempo!


💪🏻 Quer saber mais sobre temas de Pediatria, Terapia Intensiva Pediátrica e Urgência e Emergência e se preparar para o título? Vem com a gente!




📚Para saber mais:
Hashimoto et al. Use of antipyretics for preventing febrile seizure recurrence in children: a systematic review and meta-analysis. Eur J Pediatr 2021.


#uti #utipediatrica #UTIP #PICU #TETIP #TEP #pediatria #emergencia #medicina
#prontosocorro #wavesmed
#medicinaintensiva #intensivismopediatrico
#convulsao #febre
#convulsaofebril
#neurologia

convulsão febril Wavesmed

Definição Convulsão febril Wavesmed

Fator de risco convulsão febril Wavesmed

Tipos convulsão febril Wavesmed

Complexa convulsão febril Wavesmed

Prognostico convulsão febril Wavesmed

Complexa convulsão febril Wavesmed

Curso Preparatório Prova Titulo Pediatria TEP Wavesmed


  
Scroll to top