Skip accessibility options
Mensagens do blog por Sheyla Pereira
A anafilaxia é algo potencialmente fatal e que pode acontecer em qualquer setor hospitalar. Reconhecer a anafilaxia e saber bem a condução inicial é algo essencial na prática médica.
📖 A definição mais aceita de anafilaxia é a do envolvimento de dois ou mais sistemas após exposição a possível alérgeno, com surgimento de sintomas minutos a horas após. Os sistemas potencialmente acometidos são:
1️⃣ Pele/mucosas: urticária generalizada, edema labial, edema de língua.
2️⃣ Respiratório: dispneia, broncoespasmo, estridor, hipoxemia.
3️⃣ Gastro-intestinal: dor abdominal, vômitos.
4️⃣ Cardiovascular: hipotensão, pulsos finos, alteração de perfusão, síncope. Lembrando que a presença de hipotensão já caracteriza um choque anafilático.
💉No momento em que se reconhece a anafilaxia a conduta imediata deve envolver a administração de adrenalina (0,01mg/kg, máximo 0,5mg) intramuscular no vasto lateral da coxa. Este músculo é grande e bem irrigado e permite a absorção muito rápida da droga. A via intramuscular é a preferida por ser mais rápida e estar menos relacionada a efeitos colaterais quando comparada com a via endovenosa.
🩺 Além disso, o tratamento complementar deve envolver outras medicações para controlar a anafilaxia a médio prazo (corticoide e anti-histamínicos) e outras para controle de sintomas (expansão volêmica e inalação com beta-2 agonista). Manter o paciente internado por pelo menos 6 horas é essencial pelo risco de nova anafilaxia (efeito rebote).
💪🏻 Quer saber mais sobre temas de Terapia Intensiva Pediátrica e Urgência e Emergência e se preparar para o título? Vem com a gente!
📚Para saber mais:
Campbell et al. Epinephrine in anaphylaxis: higher risk of cardiovascular complications and overdose after administration of intravenous bolus epinephrine compared with intramuscular epinephrine. J Allergy Clin Immunol Pract, 2015.
#uti #utipediatrica #UTIP #PICU #TETIP #pediatria #emergencia #medicina #prontosocorro #wavesmed #medicinaintensiva #intensivismopediatrico #alergia #anafilaxia #reacaoalergica #imunologia #adrenalina #corticoide #antihistaminico #choque #choqueanafilatico







Scroll to top