A intubação na pediatria tem muitas particularidades quando comparada à intubação nos adultos: desde diferenças anatômicas que determinam condutas diferentes até o próprio material a ser utilizado (principalmente em relação ao tamanho).
🫁 A via aérea de uma criança é obviamente menor, e isso faz com que seja necessária a escolha de material adequado para a faixa etária: cânula orotraqueal, dispositivo bolsa-valva-máscara e lâmina do laringoscópio são os principais materiais que variam de tamanho conforme a idade.
🦴Em relação a diferenças anatômicas, as principais são:
➡️ laringe mais cefálica
➡️ epiglote mais estreita, rígida e com angulação a 45º
➡️ occipicio mais proeminente
➡️ segmento cefálico proporcionalmente maior
➡️ macroglossia relativa
Tais diferenças fazem com que também seja diferente a escolha do coxim e também da lâmina do laringoscópio (lembrando que não é incorreto utilizar lâmina curva na pediatria caso o médico tenha preferência e mais experiência com este material).
💉Não podemos esquecer também das drogas da sequência rápida de intubação, que também devem ter suas doses ajustadas para o peso da criança.
💪🏻 Quer saber mais sobre temas de Terapia Intensiva Pediátrica e Urgência e Emergência e se preparar para o título? Vem com a gente!
Curso preparatório para a prova de titulo de terapia intensiva pediátrica (TETIP) wavesmed
📚Para saber mais:
Tobias et al. Pediatric airway anatomy may not be what we thought: implications for clinical practice and the use of cuffed endotracheal tubes. Pediatr Anesth. 2015.
#uti #utipediatrica #UTIP #PICU #TETIP #pediatria #emergencia #medicina #prontosocorro #wavesmed #medicinaintensiva #intensivismopediatrico
#intubacao #laringoscopio
#canula #coxim #traqueostomia
#ventilacao #laringe #epiglote
#sequênciarápida
Text size
Line height
Text spacing